Postagens populares

sábado, 26 de novembro de 2011

A Nona Vida de Louis Drax




 



Um livro que tem tanto de encantador como de perturbador, devido à temática em si.
Liz Jensen fez um trabalho magnífico na construção das personagens:
Temos o pequeno Louis, um rapaz com predisposição p/ acidentes, que está a realizar terapia com o Perez Gordo, devido à crise familiar em que se encontra. É um rapaz com uma imaginação e um humor que nos diverte. E cujo destino culminará, tal como previa, no grande acidente que o leva ao estado de coma.
Temos o Dr. Pascal Dannachet que se vê perante um caso bizarro, que desafia as leis médicas, ao receber Louis Drax na sua clínica. Com a chegada do Louis, também recebe a sua mãe Natalie que exercerá nele uma atracção doentia.
Temos outro leque de personagens, todas elas importantes e que irão influenciar o fio condutor da história. Devo confessar o carinho que senti pelo pai de Louis Drax. É daquelas personagens que nos ensinam que, às vezes, fazemos escolhas e depois o destino teima em nos mostrar o que perdemos (se lerem o livro vão perceber do que falo!).
A temática principal desenvolve-se em Mente VS Alma: O que é verdadeiro, mentira, até que ponto conhecemos os mistérios da Vida, o que é possível e impossível. A temática secundária prolonga-se no poder do amor de mãe, os seus aspectos positivos e negativos. Apesar de ser um livro pequeno, ensina-nos que na vida…

"Quando se faz uma escolha errada, tem de se viver com ela. Toda a gente tem de viver com o que fez."(Louis Drax, p. 230).


2 comentários:

MA FERREIRA disse...

Interessante a resenha do livro.
Fiquei curiosa.
Um beijo..com saudades

manuela barroso disse...

Olá Leninha,
Não conheço o livro mas tudo que se relaciona com a mente, leva-nos para os estados profundos e misteriosos do ser humano.
Matéria para um serão...
Bjis, querida