Postagens populares

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para meditar

*Aquele que vive em uma só cor do arco-íris permanece cego para as outras cores. Viva na luz difundida por todo o arco, e você conhecerá tudo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

EXCLUIDOS

Os excluídos

Ao contrário do que o título desta crônica possa sugerir, não vou falar sobre aqueles que vivem à margem da sociedade, sem trabalho, sem estudo e sem comida. Quero fazer uma homenagem aos excluídos emocionais, os que vivem sem alguém para dar as mãos no cinema, os que vivem sem alguém para telefonar no final do dia, os que vivem sem alguém com quem enroscar os pés embaixo do cobertor. São igualmente famintos, carentes de um toque no cabelo, de um olhar admirado, de um beijo longo, sem pressa pra acabar.

A maioria deles são solteiros, os sem-namorado. Os que não têm com quem dividir a conta, não têm com quem dividir os problemas, com quem viajar no final de semana. É impossíver ser feliz sozinho? Não, é muito possível, se isso é um desejo genuíno, uma vontade real, uma escolha. Mas se é uma fatalidade ao avesso - o amor esqueceu de acontecer - aí não tem jeito: faz falta um ombro, faz falta um corpo.

E há aqueles que têm amante, marido, esposa, rolo, caso, ficante, namorado, e ainda assim é um excluído. Porque já ultrapassou a fronteira da excitação inicial, entrou pra zona de rebaixamento, onde todos os dias são iguais, todos os abraços, banais, todas as cenas, previsíveis. Não são infelizes e nem se sentem abandonados. Eles possuem um relacionamento constante, alguém para acompanhá-los nas reuniões familiares, alguém para apresentar para o patrão nas festas da empresa. Eles não estão sós, tecnicamente falando. Mas a expulsão do mundo dos apaixonados se deu há muito. Perderam a carteirinha de sócios. Não são mais bem-vindos ao clube.

Como é que se sabe que é um excluído? Vejamos: você passa por um casal que está se beijando na rua - não um beijinho qualquer, mas um beijo indecente como tem que ser, que torna tudo em volta irrelevante - você inclusive. Se lhe bate uma saudade de um tempo que parece ter sido vivido antes de Cristo, se você sente uma fisgada na virilha e tem a impressão que um beijo assim é algo que jamais se repetirá em sua vida, se de certa forma este beijo que você assistiu lhe parece um ato de violência - porque lhe dói - então você está fora de combate, é um excluído.

A boa notícia: você não é um sem trabalho, sem estudo e sem comida - é apenas um sem-paixão. Sua exclusão pode ser temporária, não precisa ser fatal. Menos ponderação, menos acomodação, e olha só você atualizando sua carteirinha. O clube segue de portas abertas.
Martha Medeiros

REI SALOMÃO

Alegria é vida -Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo.
14 Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. 15 Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. 16 Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão. 17 Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo.
Eclesiastes 6 - Rei Salomao(Biblia Sagrada - Ed. Pastoral)Eclesiastes 3021 - Rei Salomao(Biblia Sagrada - Ed. Pastoral)

REI SALOMÃO

Salomão na tradição bíblica

O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico:שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz", tem o significado de "Pacifico". Foi adicionalmente chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová". (II Samuel 12:24, 25)         

6 Põe-me como selo sobre o teu
coração, como selo sobre o teu braço;
porque o amor é forte como a morte; o
ciúme é cruel como o Seol; a sua
chama é chama de fogo, verdadeira
labareda do Senhor.
7 As muitas águas não podem apagar
o amor, nem os rios afogá-lo. Se
alguém oferecesse todos os bens de
sua casa pelo amor, seria de todo
desprezado.
Salomão Cantares 86 7 na Bíblia Sagrada

terça-feira, 14 de junho de 2011

PROCURA


"Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, 
que se comova quando
chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, 
de orvalhos, de
grandes chuvas e das recordações da infância.
Preciso de um amigo para não enlouquecer,
 para contar o que vi de belo e triste
durante o dia, dos anseios e das realizações,
 dos sonhos e da realidade.
Deve gostar de ruas desertas, 
de poças d´água e de caminhos molhados,
 de beira de estrada, de mato depois da chuva,
 de se deitar no capim. 
Preciso de um amigo que diga que vale a pena viver,
 não porque a vida é bela, mas porque já tenho um amigo. 
Preciso de um amigo para parar de chorar. 
Para não viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.
Que bata nos ombros sorrindo e chorando,
 mas que me chame de amigo, 
para que eu tenha a consciência de que ainda vivo"
Vinícius de Moraes