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sexta-feira, 18 de março de 2011

Emoções secretas


"A sua felicidade não é a minha, e a minha não é a de ninguém. Não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para conquistar serenidade, em quais pensamentos se ampara quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas. Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só se permitirmos."

(Martha Medeiros)

Pedro Abrunhosa - Quem Me Leva Os Meus Fantasmas

"Balada de Gisberta" com legenda

quinta-feira, 17 de março de 2011

citação

Não existe GPS que assegure se estamos no
caminho certo. Só nos resta prestar mais atenção. 

Liberte-se e veja as estrelas surgirem - do lado de fora e do lado de dentro."

(Elizabeth Gilbert)

citações-José Narosky-Aforismos

"Se me quitas el derecho de errar,me quitas el placer de acertar"


 "Al amigo no lo busques perfecto,buscalo amigo.

 "Dicem que la felicidad es un instante,? pero acaso la vida no es una soma de instantes?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Para quem sabe ler com os olhos e com o coração

Khalil Gibran - A alegria e a tristeza


E depois uma mulher disse, Fala-nos da Alegria e da Tristeza.
E ele respondeu:

A vossa alegria é a vossa tristeza mascarada.
E o mesmo poço de onde sai o vosso riso esteve muitas vezes cheio de
lágrimas.
E como poderá ser de outra maneira?
Quanto mais fundo a tristeza entrar no vosso ser, maior é a alegria que
podereis conter.
A taça que contém o vosso vinho não é a mesma que foi feita no forno do oleiro?
E a lira que vos apazigua o espírito não é da mesma madeira com que foram esculpidas as facas?
Quando estiverdes alegres, olhai bem dentro do vosso coração e descobrireis que só aquele que vos deu tristezas vos dá também alegrias.
Quando estiverdes tristes, olhai novamente para dentro do vosso coração e vereis que na verdade estais a chorar por aquilo que foi a vossa alegria.
Alguns de vós dizeis, "A alegria é maior que a tristeza" e outros dirão "Não, a tristeza é maior".
Mas eu digo-vos que são inseparáveis.

Cotidiano

Dia de chuva,fininha e fria,barulho de caminhões e de pneus no asfalto molhado...são as aguas de março fechando o verão e a promessa da chegada do outono,com suas folhas espalhadas pelo chão,o leite quentinho no canto do fogão à lenha,a sopa fumegante no final da tarde,na cozinha iluminada pelas chamas da lenha crepitando no fogão,as histórias de tempos idos e vividos,o aconchego dos cobertores nas noites  de frio...e de manhã,bem cedinho,o gado chegando do pasto,a ordenha das vacas,os bezerrinhos lamuriando pelo "aparte"de suas mães...as galinhas esperando o milho num alvoroço barulhento,a lenha sendo cortada prá mais um dia,o arroz no pilão(Otávio,vem socar o arroz!!!)e a vida correndo mansa e calma,sem sobressaltos nem surpresas,fluindo o tempo e escorregando os dias.

terça-feira, 15 de março de 2011

José Narosky

Una habitación llena de libros no siempre indica un lector. Puede indicar un librero.

La memoria es una especie de caja registradora que funciona mal. Suele anotar las monedas y omitir los pesos.

Sobre relación humana, solidaridad humana y comprensión humana leemos y escuchamos tanto, que nos quita el tiempo para sonreír a nuestro vecino.

Cuando mis hijos me ven amigo, me siento padre... Dicen que en el niño ya está el hombre. Y en el hombre, Dónde está el niño?

El dolor infantil tiene todos los ingredientes del dolor adulto.De una infancia triste no siempre resulta una vida triste.

Castigamos el capricho del niño, Y el del hombre?

Frida kahlo

Frida Kahlo, artista plástica mexicana, de Coyoacán, México. Uma revolucionária e libertária. Sobressaiu-se ao lado das vanguardas, principalmente do surrealismo. Seu legado mostra à civilização sua sensibilidade ainda hoje. Filha de um fotógrafo judeu-alemão e uma mestiça mexicana.

Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias e grandes angústias; aos seis anos contraiu poliomielite e permaneceu um longo tempo de cama. Recuperou-se, mas sua perna direita ficou afetada. Teve de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra.

Quando pode assimilar melhor essa deficiência, o ônibus em que estava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu múltiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama.

O encontro com Diego Riveras resultou em casamento em 1929. Ele foi o pintor mexicano mais importante do século 20 e fez parte do movimento muralista, que defendia a arte acessível.
Rivera, ajudou Frida a revelar-se como artista. A paixão de Frida por Diego é circunscrita numa relação amorosa bastante tumultuada: (...) eu o amo mais que a minha própria pele (...) .

Através da história de Frida podemos fazer várias interrogações sobre a vida amorosa.

Que lugar dar ao homem em sua vida, sem fazer dele a sustentação de sua existência?

Como se identificar imaginariamente com o desejo dele?
Estas são perguntas que se colocam para muitas mulheres. Através de Freud entendemos que a feminilidade é instaurada para uma mulher quando o desejo de pênis é substituído pelo desejo de filho, eis o desejo da feminilidade efetuada, realizada.

O desejo feminino estaria relativizado através de uma equação fálica: ter um filho. Através da história de Frida, vamos perceber que uma das grandes angústias foi, justamente, a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as seqüelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final). Muitos dos seus quadros representam isso.

Poderíamos perguntar quanto à questão do desejo feminino, qual a função do filho? Se o filho vem tamponar a falta, respondendo ao lugar de desejo, isto não quer dizer que ele se situe como um objeto de desejo da mulher. O pertencimento do pênis real ao parceiro em quem ela vai encontrar seu significante do desejo, faz com que ela esteja ligada a este homem de forma unívoca?

Quem é o Outro para a mulher?
Foi pensando na comparação imaginária entre os corpos que Freud fez surgir a descoberta da castração do outro pela criança. Menino e menina se deparam com a castração do Outro: um episódio da experiência infantil que pode se atingir, ser encontrado num percurso de uma análise
pelo analisando, na maioria das vezes, sob a forma de um traumatismo. Ou seja, para a mãe existe também a castração. Ela está submetida a uma lei; e isto faz com que a alteridade na sexualidade se encontre desnaturalizada.
Maria de Fátima Ferreira Péret - Psicóloga

segunda-feira, 14 de março de 2011

Brasil Symphony - Andre Rieu - Live at the Royal Albert Hall (HD)

Não Me Sinto Mudar
Pablo Neruda
In Cadernos de Temuco

Não me sinto mudar. Ontem eu era o mesmo.
O tempo passa lento sobre os meus entusiasmos
cada dia mais raros são os meus cepticismos,
nunca fui vítima sequer de um pequeno orgasmo

mental que derrubasse a canção dos meus dias
que rompesse as minhas dúvidas que apagasse o meu nome.
Não mudei. É um pouco mais de melancolia,
um pouco de tédio que me deram os homens.

Não mudei. Não mudo. O meu pai está muito velho.

As roseiras florescem, as mulheres partem
cada dia há mais meninas para cada conselho
para cada cansaço para cada bondade.

Por isso continuo o mesmo. Nas sepulturas antigas
os vermes raivosos desfazem a dor,
todos os homens pedem de mais para amanhã
eu não peço nada nem um pouco de mundo.

Mas num dia amargo, num dia distante
sentirei a raiva de não estender as mãos
de não erguer as asas da renovação.

Será talvez um pouco mais de melancolia
mas na certeza da crise tardia
farei uma primavera para o meu coração.

Meus queridos amigos e amigas que me visitam sejam muito BEM VINDOS e não deixem de comentar e seguir este blog,filho caçula e muito amado.Vou deixar aqui tudo que mais amo:minhas músicas prediletas,meus poetas e,também um pouco de minha vida.Sou das Minas Gerais e atualmente moro em Teresópolis,RJ,mas o coração continua em Minas,apesar de amar esta cidade onde vivo...já sou avó de três meninos e de uma linda menininha,que é o xodó de toda a família,tenho três filhos e noras que são filhas também...e, também três sobrinhos que amo como se filhos fossem.Bem,um pouco de minha vida está aí...outro dia falarei mais.

Bethania - Poema do Menino Jesus - Fernando Pessoa

domingo, 13 de março de 2011

1968/Geraldo Vandré - Pra não dizer que não falei das flores

"Quem sabe amanhã..." - Soneto

"Quem sabe amanhã..." - Soneto
Louvor do Esquecimento Bom é o esquecimento.
Senão como é que
O filho deixaria a mãe que o amamentou?
Que lhe deu a força dos membros e
O retém para os experimentar.

Ou como havia o discípulo de abandonar o mestre
Que lhe deu o saber?
Quando o saber está dado
O discípulo tem de se pôr a caminho.

Na velha casa
Entram os novos moradores.
Se os que a construíram ainda lá estivessem
A casa seria pequena de mais.

O fogão aquece. O oleiro que o fez
Já ninguém o conhece. O lavrador
Não reconhece a broa de pão.

Como se levantaria, sem o esquecimento
Da noite que apaga os rastos, o homem de manhã?
Como é que o que foi espancado seis vezes
Se ergueria do chão à sétima
Pra lavrar o pedregal, pra voar
Ao céu perigoso?

A fraqueza da memória dá
Fortaleza aos homens.

Bertold Brecht, in 'Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e outros Poemas'
Tradução de Paulo Quintela

Alice

Nossa memória é como se fosse uma grande cidade,seus bairros com seus arquivos e cada endereço com uma informação.Alguns,privilegiados,só tem boas lembranças,lindas recordações.Vivem em suntuosas mansões protegidos de todo mal.Outros,entretanto,vivem no submundo e arrastam suas mazelas como grilhões de prisioneiros.Diariamente arquivamos nossas informações e estamos sempre em uma busca constante de antigas e necessárias lembranças.Cabe a cada um de nós a responsabilidade pelas nossas escolhas e novos caminhos a trilhar.Não vamos, como a Alice, nos perdermos pelos caminhos tortuosos da imaginação e nem sermos seduzidos pelo "pó de pirlimpimpim" o qual poderá nos mostrar uma realidade deturpada e fantasias sedutoras,porém falsas.