Postagens populares

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Herminia Silva - Vou dar de beber à alegria--RECEBI POR EMAIL DE MEU AMIGO HENRIQUE DO BLOG A MINHA TRAVESSA DO FERREIRA

Amigas e Amigos

Como já devem saber, o Fado foi ontem considerado pela UNESCO como Património   Imaterial da Humanidade, o que é considerado uma enorme distinção para Portugal...

Mas, o Fado não é só tristeza, dor, ciúme, traição. Também tem muita alegria. E há quem o cante em forma de brincadeira bué da fixe.

Por exemplo, Hermínia Silva foi uma grande fadista nos anos 40/50/60/70/80 do século passado. Muito castiça e muito popular, contemporânea da diva Amália Rodrigues, mas de estilo muitíssimo diferente. Esta interpretação é uma verdadeira caricatura de um fado que ficou famoso na voz do Alfredo Marceneiro (outro Imperador do Fado mais ou menos na mesma época), intitulado «A casa da Mariquinhas», uma verdadeira instituição na chamada canção nacional.

Hermínia Silva num espectáculo em sua homenagem.
Para quem gosta de fado, para quem gosta de recordar e para quem não gosta mas que nunca viu a castiça fadista no melhor dos seus improvisos.

Qjs & abçs

Henrique
A MINHA TRAVESSA DO  FERREIRA

YouTube - Vídeos desse e-mail

Um comentário:

manuela barroso disse...

Oá minha querida Leninha!

Pois, lá que foi uma distinção foi! Mas , hoje além da Amália, conhecida internacionalmente, temos nomes como o Carlos do Carmo, Mariza e outro novos valores que não retirando o que ao fado pertence, deram~lhe outra modernidade sem o "choradinho"!
E...temos o fado de Coimbra, que é muiiito lindo! Pensa ver no you tube...
Grande abraço querida!